Coluna Jornal Sprint Final Ed.9

ULTRAMARATONA DE CUBATÃO (100Km)

Realizada no dia 5 de abril em Cubatão, é uma das poucas provas de 100 km no Brasil.

Na Europa e Estados Unidos estas competições são muito populares, ocorrem com muita freqüência e com bom  número de participantes. No Brasil temos em Cubatão, Holambra (SP) e Curitiba, este ano não confirmada, dizem por falta de recursos (uma pena).

O calor no dia da prova era insuportável. Ocorre em trecho de uma avenida asfaltada, com 20 voltas de 5 km. Não tem uma sombra sequer. Imaginem então uma corrida com 12 horas de tempo limite com temperatura superior a 30º às 10h da manhã.

Somente 37 atletas dos 116 inscritos conseguiram completar a prova dentro das 12 horas, ou seja pouco mais de 30% conseguiram chegar.

VENCEDORES:

No masculino, os cinco primeiros colocados foram:

1º –  Márcio Batista Oliveira (7h20min),

2º – Vanderley Santos Pereira 8h20min),

3º – Osvaldo Umbelino da Silva (8h36min),

4º  – Roberto César Cianfarani (9h12min)

5º  – Euripedes Bertolini (9h21min).

No feminino:

1ª – Maria José Tomaz de Aquino (8h56min),

2ª –  Débora aparecida de Simas (9h33min),

3ª  – Ana Márcia Borges Gomes (11h01),

4ª  – Valderes Pereira da Silva (11h22min)

5ª  – Ana Maria Levada Lacerda (11h47 com 95km).

BARRACO EM CUBATÃO:

O tempo esquentou na premiação feminina. Houve uma revolta da atleta Valderes Pereira da Silva que ficou em 4º por terem completado o pódio com uma atleta que não completou os 100 km dentro das 12h. O regulamento não estava claro e os ânimos estavam muito exaltados.

DIA MUNDIAL DA ATIVIDADE FÍSICA

Comemorou-se no dia 5 de abril, o Dia Mundial da Atividade Física. Este ano traz o slogan: “Eu sou do time que se movimenta pela saúde” e a campanha chama a atenção para a importância da atividade física no dia-a-dia das pessoas: no caminho para o trabalho, em caminhadas e como brincadeira. O Dia Mundial da Atividade Física é uma ação do Ministério da Saúde, que visa à melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Até o ano de 2010, o objetivo do ministério é reduzir de 29% para 24% o percentual da população brasileira considerada sedentária. Para o indivíduo ser considerado ativo,  deverá realizar pelo menos 30 minutos de atividade física com intensidade moderada pelo menos cinco vezes por semana. Nós que estamos envolvidos com atividade física devemos nos empenhar em estimular nossos familiares, nossos amigos, nossos colegas a realizarem alguma atividade física, não necessitando para isso fazer maratonas ou ultrama ratonas.

GOVERNO AUMENTA IMPOSTO SOBRE CIGARRO E CONSUMO DEVE CAIR

O aumento de 20% a 25% nos preços de cigarros devido ao aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) deve reduzir o consumo do produto no Brasil num período de três a seis meses, na avaliação de médicos especializados em tratamento de tabagismo, pois esta é a medida mais eficaz de redução de consumo.

Na década de 90, a Organização Muncial da Saúde estabeleceu três premissas para desestimular o consumo de cigarros: aumento de preço, proibição de fumo em ambiente fechado e em transporte coletivo e fim das propagandas de cigarros. No Brasil, só faltava a alta de preços.

Nos Estados Unidos triplicou o preço do cigarro, no mês de abril e a renda será usada para financiar a cobertura médica de crianças sem plano de saúde.

Estamos no caminho certo no Brasil, em relação ao aumento de impostos, só está faltando usar estes recursos do aumento de impostos para custear a área de saúde pública.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s