Gabbardo lança o Programa Vida Saudável para o RS

07/06/2006 – SES lança Programa Vida Saudável para o RS

População de Palmeira das Missões realizou desfile contra o tabagismo, dia 31 de maio.

A Secretaria Estadual da Saúde (SES/RS) lançou na manhã do dia 31 de maio, em evento na Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs), em Porto Alegre, o Programa Vida Saudável, comemorando o Dia do Desafio e Dia Mundial sem Tabaco (31 de maio). O objetivo é intensificar as ações do Estado para conscientizar a população da necessidade da prática de hábitos saudáveis de vida, reduzindo as chamadas mortes evitáveis. No dia 31, houve pelo interior do Estado inúmeras manifestações contra o tabagismo. Exemplo foi em Palmeira das Missões, sede da 15ª Coordenadoria Regional de Saúde, onde a população realizou desfile pelas ruas da cidade.

A idéia do Programa Vida Saudável é ampliar as ações já desenvolvidas pela SES e municípios, estimulando a prática de exercícios físicos, adoção de qualificação dos hábitos alimentares e controle do tabagismo e álcool, despertando nos gaúchos a preocupação com a qualidade de vida. Através do Vida Saudável, será promovida a articulação com instituições e serviços voltados para a defesa da cidadania, discutindo a proibição de venda e consumo de tabaco e bebidas alcoólicas. Também serão desenvolvidas ações de sensibilização de gestores públicos e população em geral para os problemas causados pelo tabagismo, alcoolismo e sedentarismo.

Na oportunidade, o secretário estadual da Saúde, João Gabbardo dos Reis, lembrou que doenças crônicas não-transmissíveis, como câncer, doenças cardiovasculares e obesidade, são as principais causas de mortes e geram altos custos para a assistência médica. Precisamos possibilitar às pessoas viverem bem, incentivando uma alimentação saudável, caminhadas diárias, sem cigarro, sem drogas e sem álcool para, no futuro, substituir os medicamentos, as internações hospitalares e as filas nos ambulatórios, disse Gabbardo. Do contrário, a sociedade se mostrará incapaz de absorver os custos de uma medicina cada vez mais cara, com incorporações tecnológicas que levam grande parte dos recursos públicos e até privados com escassos e duvidosos resultados positivos sobre a saúde ou redução de danos à população, concluiu Gabbardo.

Durante o evento, a SES e a Amrigs assinaram um termo de cooperação técnica para qualificar a saúde materna e controle do tabagismo no Estado. A parceria estabelecerá ações conjuntas para melhorar a atenção obstetrícia à gestante nos períodos pré-natal, na assistência ao parto e no pós-parto. Serão realizadas capacitações promovendo programas de educação em saúde e prevenção dos malefícios do cigarro. O presidente da Amrigs, Newton Monteiro de Barros, reafirmou o empenho em promover a saúde preventiva e elogiou a SES por ter mesma preocupação. Esta secretaria trabalha com os mesmos objetivos que os nossos, que é proporcionar a qualidade de vida e, por isso, tem o nosso apoio, salientou Monteiro de Barros.

Assessoria de Comunicação Social

Anúncios

3 Respostas para “Gabbardo lança o Programa Vida Saudável para o RS

  1. fiquei muito feliz em ver como cada vez fica melhor o site……e ainda meu atleta esta na primeira pagina,,,,,teu site foi para em varias pessoas, com essa foto aqui em santa.

    antonio

    aguardando ideia para parceria
    com verdadeira athletic sho

  2. com certeza o site esta de parabens.

  3. Rosiéle Cristina Scopel da Silva

    Eu e os alunos com os quais trabalhava na época do lançamento do Programa Vida Saudável, participamos da caminhada ocorrida em Palmeira das Missões, são iniciativas extremamente importantes para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, além é claro de seguir o seu exemplo enquanto um praticante assíduo de atividade física. Parabéns.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s