Instituto de Cardiologia realiza três transplantes cardíacos em uma semana e recebe visita do Ministro da Saúde e do Governandor do DF

Em reconhecimento ao sucesso alcançado pela equipe Médica do ICDF, o Ministro da Saúde Alexandre Padilha e o Governador do DF Agnelo Queiroz vieram pessoalmente visitar os pacientes que se recuperam do transplante e os profissionais de Saúde do ICDF.

As histórias por trás dos três últimos transplantes:
17 de fevereiro de 2011:
Homem, 45 anos, agricultor. Portador da doença de Chagas em estágio avançado, sofreu um infarto e implantou cardiodesfibrilador implantável (CDI), na tentativa de melhorar sua qualidade de vida enquanto esperava por um coração.

19 de fevereiro de 2011:
Adolescente, 16 anos, ativo, com boa saúde, participava de rodeios como “peão de boiadeiro”. Após uma virose, passou a sofrer de insuficiência cardíaca necessitando de transplante. Sua condição de saúde, pré-transplante, era extremamente grave, impedindo que ele levasse uma vida normal.

23 de fevereiro de 2011:
Criança, 8 anos, freqüentando a escola, portadora de doença cardíaca grave. Buscou tratamento em São Paulo, tendo sido encaminhada para fazer o tratamento no IC-DF. Em dezembro de 2010 teve que interromper seus estudos, ficando internada desde janeiro de 2011 e devido ao agravamento de seu quadro clínico (perdeu seis quilos em dois meses) não teria condições de voltar para casa sem o transplante cardíaco.

Na visita, o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal, com o apoio do Ministério da Saúde e Governo do Estado do DF, firmaram compromisso de “zerar” a atual lista de espera por transplante cardíaco até o final de 2011, e se tornar referência em transplante cardíaco para as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil.

O momento de maior emoção no evento foi o depoimento do transplantado cardíaco que descreveu como era sua vida antes do transplante, só se movia com cadeiras de rodas, sem condições de realizar as tarefas mais simples e agora, após o transplante,  participa de corridas de rua em Brasília na modalidade de 5 km.

Anúncios

4 Respostas para “Instituto de Cardiologia realiza três transplantes cardíacos em uma semana e recebe visita do Ministro da Saúde e do Governandor do DF

  1. Quando ouvimos depoimentos como do nosso transplantado cardíaco temos a verdadeira consciência de como é fundamental a divulgação da importância da doação de orgãos.
    O simples ato de divulgar estimula novas doações, não só por conscientizar os médicos a estarem mais atentos ao diagnóstico de morte encefálica, mas também por ajudar as famílias dos potenciais doadores a tomarem a decisão de doar, atenuando a dor da perda ao saberem que estarão ajudando outra pessoa a viver.
    Parabéns a toda a equipe multidisciplinar do ICDF pelo profissionalismo incansável que resulta no sucesso do programa de Transplante Cardíaco da Instituição.
    Obrigado ao Ministério da Sáude e ao Governo e Secretaria de Saúde do DF pelo apoio e parceria.

  2. João,
    Muito legal saber que tenho um amigo envolvido em atividades tão nobres, parabéns pelo seu trabalho.
    Histórias assim cada vez mais nos fazem pensar na importância deste ato tão nobre que é a doação e saiba amigo, neste corpo de triathleta bate um coração que quando necessário for (e a hora) servirá para dar kms a outras pessoas…
    Parabens GABARDO

    Abraços
    Deco

  3. Sou esposa de paciente, de 45 anos,pai de 2 meninas( 4 e 13 anos)que está na lista de espera(há um ano) para transplante cardíaco, diagnóstico: miocardiopatia dilatada(fazem 20 anos). Até dá uma reanimada na longa espera sabendo desses transplantes bem sucedidos. Acho que devemos trabalhar mais na conscientização da população quanto à importância da doação de órgãos.Muita saúde para todos e vamos lá, com a graça de Deus!

  4. Parabéns a toda equipe do CARDIOLOGIA-POA.
    Nós também estamos sendo muito bem atendidos. Meu marido é paciente na lista de espera para transplante.
    Valeu!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s