Relato das 24h em Esteira em Porto Alegre – 2010


Mais uma pra coleção. Ainda estou na cama. O corpo dói. Só saio da cama para comer e beber. Ontem participei pela quarta vez das edições do “Correndo 24h em Esteira”. O evento ocorreu no BarraShoppingSul em Porto Alegre, idealizado e organizado pelo Prof. Paulo Ayres. Eram 21 esteiras sendo 12 de atletas individuais e 09 para equipes de revezamento.
Esta foi a sétima prova que faço de 24h. Foram 4 em esteira e 3 em pista. Neste ano foi a terceira prova de 24h e ainda tem Campinas. Foi meu segundo melhor resultado (153,900km – ainda não oficial).

CORRENDO COM DOR
Foi uma prova muito difícil, certamente a mais difícil de todas. Tudo estava dentro do planejamento até que com 7 ou 8 h de prova começou uma dor no tornozelo esquerdo sem nenhuma explicação. A dor foi aumentando e prejudicando a dinâmica da passada. Isto numa prova de 24h é muito prejudicial. Durante duas a três horas fiquei fazendo intervados para colocar gelo, tomar antiinflamatório e analgésico. Chegou o momento de fazer uma imobilização elástica no tornozelo e reduzir o ritmo, incluindo longos períodos de caminhadas. Este sacrifício durou até 12h de prova. Confesso que pensei em abandonar a prova.

O RETORNO
8h da manhã. O movimento no shopping aumenta, já percebe-se o sol pelas distantes portas que ficam nas minhas costas. A dor diminuiu consideravelmente e passo a forçar o ritmo para compensar o tempo perdido. Mantenho o ritmo forte até a exaustão o que após me obriga a realizar algumas paradas e intercalar períodos de caminhada.
Até que no final, nas duas últimas horas novamente forço o ritmo, notadamente nos últimos 60 min onde procura utilizar toda reserva energética possível passando a correr a 10km/h, passando a 12km/h e nos últimos min experimento a velocidade máxima da esteira – 18km/h. Gosto de fazer isto em todas minhas provas é a forma que penso em demonstrar para mim que fiz o que foi possível ou no linguajar dos futebolistas “dei o meu máximo”.

O RESULTADO
Ainda não foi publicado o resultado final mas a ordem de classificação foi:
01 – Valmir Nunes – Santos/SP/BRASIL
02 – Anatoly Kruglikov – RUSSIA
03 – Sebastian da Guia – Rio de Janeiro/RJ/BRASIL
04 – Luciane Santana – Porto Alegre/RS/BRASIL
05 – Marialdo Rodrigues – Caxias do Sul/RS/BRASIL
06 – Francisco Rainone Jr – Porto Alegre/RS/BRASIL
07 – João Gabbardo dos Reis – Porto Alegre/RS/BRASIL
08 – Oscar Luiz Jaeger Neto – Gravataí/RS/BRASIL
09 – Sabine Breton – Porto Alegre/RS/BRASIL
10 – Sérgio Dias – São Leopoldo/RS/BRASIL
11 – Manoel de Jesus Mendes – Brasília/DF/BRASIL
12 – Márcio Villar – Rio de Janeiro/RJ/BRASIL

OS DESTAQUES:
Infelizmente não foi possível a quebra do recorde mundial pretendida pelos brilhantes Valmir Nunes e o russo Anatoly Kruglikov. Não faltou no entanto, empenho de ambos. O grande destaque da prova foi a atleta Luciane Santana com um excepcional resultado. Também foi surpreendente a performance dos atletas Marialdo Rodrigues e Francisco Rainone Jr que estreavam em competições de 24h. A notícia triste foi a lesão muscular do Super Atleta Márcio Villar que o obrigou a abandonar a prova.

OS AGRADECIMENTOS
As provas de esteira tem uma particularidade. Permite nos colocar em contato fisicamente com nossos amigos e familiares. A eles, em especial a meus pais, meus irmãos, meus cunhados, aos familiares da Sabine, minha companheira de vida e corridas, e aos amigos presentes deixo meus agradecimentos.

Também registro a presença da equipe de revezamento da Academia 10, formada por professores e alunos e que terminou brilhantemente em 3º lugar. Além da organização ficaram nos apoiando e motivando todo tempo. Sem nenhuma dúvida sem este apoio não teria sido possível obter este resultado.

20 Respostas para “Relato das 24h em Esteira em Porto Alegre – 2010

  1. Ontem qdo te enviei o torpedo perguntando se Vc estava bem foi pura intuicao,coisa de amigo! Não sabia que Vc estava fazendo a prova e ainda com dor e eu,aqui em Sta Rosa, apos despedir-me do INDIO vice do SERRA, dei de pensar em Vc… Incrivel, Vc me responde FALTAM 6 HORAS…logo imaginei…ta correndo…e fui pesquisar…rsss
    Que legal,VC EH UM SUCESSO E UM ORGULHO,ALEM DE UM EXEMPLO…xo,xo sedentarismo,vou agora botar tenis e sair caminhar…risos
    Abracao

  2. Jairo Matani Carvalho

    Um IDIOTA me perguntou e o que ele ganhou, eu respondi SAÚDE.

  3. João Gabardo: Doutor, Ultramaratonista e um grande amigo que já completou 7 provas de Ultras…João será que precisa dizer mais alguma coisa??? Amigão sou seu fã Parabéns pela Ultra concluída…Nesta Ultra vc fez a mesma distância que eu fiz ano passado na Ultra dos Fuzileiros…Me explica uma coisa, como é marcada a distância dos corredores também tem chip nessa prova de esteira??? Quanto a dor vc já sabe que sentimos, mas isso passa e vc foi guerreiro e foi até o fim, essa dor que tambem lhe deu, tambem me deu na Ultra dos Fuzileiros aqui no Rio e se lembra na madrugada que eu lhe perguntei na pista se teria algum problema do corredor ter inalado um pouco do gelol??? E daí vc me disse que não tinha problema nenhum, pois é naquela hora eu tambem estava sentindo uma dor no tornozelo e do nada ela apareceu…Quanto ao que aconteceu com o Márcio é uma pena o que aconteceu com ele, vamos torcer para que ele melhore logo…E mais uma vez parabéns pelo feito e agora e descansar bem para retornar para os treinos CAMPINAS tá vindo ae.

    Boa recuperação.

    Um abraço…

  4. Goastaria de deixar aqui meus parabens a todos participantes desta novidade que é a corrida em esteira, ainda mais em se dizer 24hs, que por si só já não é muito fácil, deixar méritos a Lu Santana , pessoa muitissima especial parabens pelo excelente resultado , que tenhamos muitas prova e teremos muitos mais adéptos, parabens Ultras.

    Jaime Rocha
    Ultramaratonista Brasileiro

  5. Fantastico desempenho, exceto a dor mesmo que vencida pela determinação deste guerreiro. Um bom descanso, merecido com certeza. Um abraço Eduardo

  6. Pai e Bi,
    Parabéns por mais esta prova. Pensei muito em vocês!
    Fico feliz de vê-los correndo lado a lado, com a família e os amigos. Adorei a foto c/ a minha vozinha e tios amados. Saudades!
    Um beijo grande, todo meu carinho e admiração,
    Déa

  7. roger weingartner

    João Gabardo: Parabens por mais este feito. Você é uma inspiração a todos que tem na atividade física uma forma de ganho na qualidade de vida, especialmente pela vida de profissional liberal atribulada, que tem que encontrar tempo não sabemos da onde. Fiquei feliz tb com a performance do meu instrutor (Marialdo Rodrigues). Quero tb compartimlhar outra alegria neste domingo, meu filho (faz 9 anos em 29/10) completou a sua primeira minimaratona (3 km em Farroupilha, circuito SESC), e já pude ver em seus olhos a alegria de cruzar a linha de chegada. Eram 33 crianças, foi muito bonito. Um abraço.

  8. João: ainda que não o conheça, acompanho sempre seu blog, especialmente por ser um médico e, então, ter uma visão mais técnica sobre a corrida. Te parabenizo pelo resultado alcançado e desejo uma boa recuperação para a próxima ultra. Vocês são grande inspiração para quem está começando no esporte.
    Abraço,
    Sergio
    corredorfeliz.blogspot.com

  9. Francisco Rainone Junior

    Gabbardo, muito obrigado pelo seu reconhecimento quando coloca o meu nome em seu site como destaque da prova 24hs em esteira, fiquei muito feliz, pois vindo de vc um exemplo de atleta e ser humano e um dos melhores ultra maratonistas que existe no pais é muito gratificante e emocionante.
    Parabens mais uma vez pela sua garra e determinação e foi o único que terminou a prova em velocidade de corrida de 100 metros rasos.
    Um abração de agora seu fá – chico.

  10. Obrigado Jaime. O teu reconhecimento, com todo teu histórico, muito nos orgulha. Encaminhei tua mensagem para a Lu Santana. Abraço

  11. Eduardo: Não tem muito descanso. Em novembro (27 e 28) teremos as 24h de Campinas. Vamos nesta?

  12. Obrigado Roger. Posso garantir que tens um excelente instrutor. O Marialdo teve um desempenho espetacular! Eu imagino tua emoção ao ver o filho completar sua primeira minimaratona. Muito legal!! Abraço.

  13. Chico: Meu único mérito na promoção e incentivo da idéia do Paulão nas 24h é de mostrar que pessoas comuns, que trabalham, que estudam, que tem uma vida normal (não de atleta), podem com dedicação e treinamento superar grandes desafios. O meu é desafiar a idade: é continuar fazendo aquilo que fazia com 20 ou 30 anos e se possível melhor. Parabéns pela tua vitória. Foi super merecida.

  14. Sérgio, obrigado pelas palavras de incentivo. Visitei teu blog e achei muito legal teu encontro com Herbert Viannna. Continue um CORREDOR FELIZ!!!

  15. João,
    Muito bacana, este teu sucesso duplo, pois acho muito legal que estejas correndo e a Sabine junto. BELA MANEIRA DE CONVIDAR A MULHER PARA IR AO SHOPPING!!!!!!!!!!!!
    Parabéns ao dois, e pelo exemplo, pois vivi, em família,minha filha de 8 anos adorando a prova e me pedindo para ir de novo no sábado. Uma bela maneira de divulgar e inserir nas crianças a vivência próxima ao esporte!
    Abração para os dois!!!!!!!!!
    Cléo Martellet

  16. Muito Obrigado Cléo. Mande nosso abraço, meu e da Sabine pra tua filha. Muito legal teu depoimento, isto já vale o sacrifício que na verdade se transforma em prazer.

  17. alessandra sartori

    Parabéns João e Sabine! Como sempre vocês são fantásticos!! Um grande exemplo de saúde, garra e determinaçao. Estou me preparando para quem sabe um dia me encorajar nas ultras . Desejamos excelente recuperaçao .Um grande abraço dos sempre admiradores Alessandra e Fabio

  18. Obrigado Alessandra e Fábio: Sentimos falta de vocês. Sempre alguém conta que encontrou vocês em alguma prova. Parabéns.

  19. Roger Weingartner

    João, aqui é um colega de Caxias do Sul. Estive treinando regularmente e acho que agora estou pronto para uma ultra (o meu treinador, Marialdo Rodrigues, tb). Completei meu primeiro Iron Man (após 2 meios) em Nice em junho (13h30min); na maratona, 4h17 com 35°C. Na maratona de PoA 3h21. A dúvida é qual prova: estive pesquisando e pensei em 3 opções: esteira 24h de PoA, desafio Farroupilha 24h (ambas em set !!??) e esteira 12h em Caxias (nov). A última 12h em Caxias achei que ficou devendo em organização, com esteiras pequenas/estreitas para uma prova longa. O que você acha destas provas em organização/suporte para estreiantes ? Você sugere outra ?
    Grato pelo conselho, Roger Weingartner

Deixe um comentário

