Instituto de Cardiologia teve equipe de médicos e transplantados

No último domingo, na Maratona de Revezamento Pão de Açúcar, o Instituto de Cardiologia do DF participou com duas equipes de oito atletas.
Todos corredores eram funcionários do Hospital (médicos, enfermeiros, agentes de portaria), e o mais importante, 4 pacientes transplantados de coração.

Transplantado em entrevista antes da prova

É emocionante ver os profissionais da saúde e seus pacientes correndo numa maratona. Estes pacientes são monitorados através de exames, incluindo teste ergométrico em esteira. Portanto, estavam totalmente aptos a participar da prova.

ANTES DO TRANSPLANTE
Os 4 pacientes que correram 5 km na Maratona de Revezamento, realizaram transplantes entre 12 e 36 meses. Antes da cirurgia, eles eram incapazes de realizar tarefas simples, como tomar banho sozinhos, pentear os cabelos ou caminhar alguns metros. Todos com insuficiência cardíaca terminal, sinais de risco de morte súbita e ausência de resposta ao tratamento médico e/ou cirurgia convencional. A expectativa de vida destes pacientes era inferior a um ano.

O beijo da família!

APÓS O TRANSPLANTE
Eles agora tem uma segunda chance de cuidar seu coração. Devem ter todos os cuidados com a prevenção de risco cardíaco; qualidade da alimentação, controlar o peso, fazer atividade física, controlar a pressão arterial, a glicemia e podem dar-se ao luxo de, em alguns finais de semana, correr uma maratona de revezamento ao lado de seus amigos.
Parabéns a eles e a equipe do ICDF.

Pronto para a largada. A corrida da Vida!!!

Anúncios

6 Respostas para “Instituto de Cardiologia teve equipe de médicos e transplantados

  1. Emocionante o relato. Ai esta o valor da medicina moderna que temos no Brasil. Parabens a todos profissionais envolvidos e em especial aos novos atletas um grande abraço. Voces todos são vencedores.

  2. Rodrigo Damasceno

    Realmente emocionante. Muita gente se supera a cada dia. Parabéns pelo relato…
    Grande abraço

  3. Núbia Vieira

    João,

    Em nome do Instituto de Cardiologia e principalmente dos pacientes transplantados agradeço o relato, tão importante como esse, no seu blog.
    Para os transplantados, a maior vitória é não somente recuperar a capacidade de realizar tarefas tão simples, como você descreveu, mas principalmente poder participar de uma maratona de revezamento.
    Com o transplante cardíaco eles têm uma segunda chance de mudar a VIDA, agora mais do que nunca a PREVENÇÃO é fundamental.
    Você divulgou de forma simples e tocante dois assuntos de extrema relevância PREVENÇÃO e DOAÇÃO DE ORGÃOS.
    Com a PREVENÇÃO talvez nunca precisássemos do transplante, mas para todos aqueles que já são portadores de insuficiência cardíaca terminal a DOAÇÃO DE ORGÃOS pode mudar completamente a história dando ao paciente uma nova oportunidade de PREVINIR.
    Agradeço a VOCÊ, em nome de todos, estímulo que trouxe para todos nós, ao fazer parte de instituição, como superintendente. Até a sua chegada nós nos preocupávamos muito em CUIDAR dos pacientes, porém seu ESPIRITO DE ATLETA e sua convicção na importância da PREVENÇÃO contagiaram a todos. O fruto foi a nossa primeira participação em uma MARATONA. Que venham outras.
    MUITO OBRIGADO,

    Núbia

  4. Pingback: Equipes sensacionais!!!!! Blog do João Gabbardo dos Reis

  5. Parabéns Dr! O relato emociona, assim como o comentário da Núbia. Parabéns por fazer parte dessa história.

  6. Ministério da Saúde

    Quer ser doador de órgãos, mas não sabe o que é preciso fazer para garantir que a sua vontade seja respeitada? O que diz a Lei brasileira de transplante atualmente? Saiba isso e muito mais fazendo as suas perguntas diretamente para o Ministério da Saúde, através do http://www.formspring.me/minsaude.
    Participe e divulgue!
    Ministério da Saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s