Onde eu treino em Porto Alegre

Passadas duas semanas do retorno ao lar sinto hoje, necessidade de atualizar o blog. Era necessário um descanso do corpo e da mente das maratonas e das corridas. Isto não significa que neste período fiquei sem treinar, mas reduzi muito o volume.
Neste reencontro com Porto Alegre achei que devia fazer uma homenagem ao Porto dos Casais, mostrando um pouco da cidade.

Ponte dos Açorianos

Prefeitura de Porto Alegre

Cidade vista do Rio Guaíba

ONDE TREINO EM PORTO ALEGRE

Hoje meu treino, de 25km, passei pelos locais que costumo treinar.
Parque Gustavo Langsch: Praça muito perto do apto onde resido (Bela Vista). Muito arborizado e florido tem uma calçada externa com 500 m. Piso é novo e de boa qualidade permitindo inclusive treinar a noite. Tem como particularidade a metade do percurso em subida e a outra metade em descida.

Parque Gustavo Langsch

Praça da Encol:

Localizada no Bairro Bela Vista, é tradicional para caminhadas e nos finais de semana fica tomada por famílias que utilizam o gramado para pegar sol, tomar chimarrão, jogar bocha, frescobol e encontro com amigos. Pista externa com 800m que apresenta dificuldades para correr nos finais de tarde pelo grande quantidade de caminhantes na estreita calçada.

Praça da Encol

IIIa Perimetral (Carlos Gomes):

Liga a Zona Sul da capital a Zona Norte. Tem em torno de 10km de extensão e nos finais de semana a pista central – corredor de ônibus, fica fechada ao tráfego de veículos e destinada a corredores, caminhantes, skatistas, bicicletas e carrinhos de nenês. O piso é duro, de concreto, mas tem poucos cruzamentos e sinaleiras o que possibilita um treino com pouquíssimas paradas.

Perimetral

Pista da ESEF da UFRGS

Um dos locais disponíveis para treinos de velocidade. Faz parte do campus da Universidade Federal, Escola Superior de Educação Física. Infelizmente, hoje sábado estava fechada. É uma pena que um equipamento público, utilizado pelos alunos e também pela comunidade local possa ficar fechada exatamente nos finais de semana, quando é mais procurada pelas pessoas interessadas em fazer atividade física. Eu considero um desrespeito!

Pista da ESEF da UFRGS - FECHADA

Avenida Ipiranga:

Grande avenida com 10km de extensão (20km ida e volta) por onde corre o Riacho Ipiranga. Podemos dizer que é a Marginal e o Tietê de Porto Alegre. Tem grama nos dois lados do Riacho que possibilita fazer os longões num piso macio. O inconveniente é o grande número de cruzamentos e sinaleiras o que exige muita atenção. É totalmente plano e eu gosto muito de treinar aqui.

Avenida Ipiranga

Pista do CETE:

Centro Estadual de Treinamento Esportivo, localizada no Bairro Menino Deus é o local preferido por corredores e grupos de corridas para fazer os treinos rápidos. É um local público (governo do estado), tem uma pista com piso sintético (que está necessitando reparos), muito utilizado também pelos moradores do bairro, o que exige uma separação com cones na pista separando os corredores dos caminhantes, mas a convivência é pacífica. Aqui o CORPA, Clube dos Corredores de Porto Alegre tem sua sede.

Pista do CETE

Parque Marinha do Brasil:

Localizada as margens do Rio Guaíba é pouca utilizada por corredores. O local é aprazível com muita árvores e uma pista atlética totalmente abandonada. Tem um circuito interno com aproximadamente 2,5km com piso de areião que fica embarrado quando chove.

Marinha do Brasil

Gasômetro e Calçadão da Beira Rio:

É o local onde ocorrem quase todas as competições de rua em Porto Alegre, pois tem uma extensão de 5km o que possibilita fazer as provas de 10km num trajeto de ida e volta. A Maratona de Porto Alegre passa várias vezes por este local. Nos domingos a pista de veículos fica fechada para realização de atividades físicas.

Gasomêtro e Beira Rio

Parque Farroupilha ou Redenção:

O Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção, é o parque mais tradicional e popular de Porto Alegre, sendo um local tradicionalmente visitado pelos porto-alegrenses nas horas de descanso, seja para praticar esportes ou simplesmente tomar um chimarrão com a família. Tem mais de 100 anos e nos finais de semana apresenta uma tradição, o Brique da Redenção além de ser o local preferido para manifestações políticas e culturais.

Tem uma pista externa com 2,5 km que possibilita bons treinos. O piso é macio de areia que fica prejudicado quando chove. A noite é utilizado por desocupados e drogados o que torna perigoso sua utilização.

Parque da Redenção

Parque Moinhos de Vento (Parcão):

Localizado no Bairro Moinhos de Vento em uma área onde funcionava o Jockey Club do Rio Grande do Sul, uma das áreas mais caras da cidade. Neste parque caminham e correm as maiores concentrações de renda da capital. Aqui, na década passada, começaram a ser formar os primeiros grupos de corrida, e que ainda se encontram nos finais de semana de onde saem para longos treinos pela cidade.

Parcão - Parque Moinhos de Vento

Anúncios

9 Respostas para “Onde eu treino em Porto Alegre

  1. Ótima postagem! Principalmente para mim que estou vivendo a quase um ano fora de POA. Já corri muito em quase todos estes lugares citados! Muitas saudades!
    Valeu pelas lembranças!

  2. Retrato de Porto Alegre pintado por um (ultra)maratonista – fiel mistura do belo e do feio!
    Logo estarei aí 🙂

  3. Obrigado pelo passeio virtual, João Gabbardo. Se eu já tinha vontade de conhecer essa cidade. Fiquei ainda mais aguçado. Na Maratona de POA, um dia. Se Deus quiser.
    Grande abraço,

  4. Lugares tão bonitos… Assim fica fácil treinar!
    É esse o teu segredo de campeão?
    Grande Abraço
    AP

  5. Se o Tietê fosse daquele jeito… belas fotos!!

  6. Grande João. Que materia gostosa essa dos lugares que corres em POA. Além de belas fotos (de quem foi?), os lugares foram muito bem retratados e comentados. Gosto e acho inteligente matérias que conectam a corrida com outros focos e os dois andarem de mãos dadas. Inteligente postagem. Vou colocar no meu site. Abs

  7. Muito legal. Moro em Rio Grande, mas minha mãe mora em POA e costumo visita-la e treinar quase sempre entre o Gasômetro e o Beira Rio. Nas próximas vezes com certesa vou conhecer alguns destes pontos. Valeu!!!!

  8. Leandro Souza

    Buenas! Eu gostaria de sua autorização para usar uma de suas fotos em uma publicação de um banner promovendo Porto Alegre. (aquela do gazômetro). Obrigado!

  9. Fique a vontade. Depois manda o banner pra gente ver! Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s