Maratona é prejudicial ao joelho. Fato ou mito?

joelho-raio-x_~k0962057Quem corre maratonas ou ultramaratonas está acostumado a receber conselhos do tipo: Maratona é prejudicial as articulações, principalmente aos joelhos, ou então: Correr maratona, com o tempo, vai trazer consequências graves aos joelhos. Estes “conselhos” apesar de médico eu já recebi de muitos ortopedistas.

Pessoalmente nunca acreditei nestas afirmações mas agora me sinto mais seguro. Recentemente foram publicados três trabalhos científicos que estudaram a relação entre corridas de longa distância e lesões nos joelhos:

O Departamento de Medicina de Stanford da University School of Medicine, de Palo Alto, Califórnia, em recente estudo prospectivo pesquisou a relação entre Osteoartrite do Joelho e Provas de Longa Distância.
Quarenta e cinco corredores de longa distância e cinquenta e três controles que, em 1984, contavam com idades entre 50-72 anos, foram acompanhados radiograficamente. Ao final do estudo não se encontrou aumento de prevalência e nem casos mais graves de Osteoartrite entre os corredores de longa distância. 

Estudo realizado pelo Departamento de Radiologia do Hospital Danube em Viena na Áustria, acompanhou ao longo de 10 anos um grupo de corredores de maratonas, para verificar alterações em exames de ressonância magnética nas estruturas internas do joelho. A disposição para artrose precoce não foi registrada na população investigada. Um valor de proteção nos corredores de longa distancia pode ser evidenciado. 

Outro estudo realizado por este mesmo Departamento acompanhou vinte e dois maratonistas com ressonância magnética do joelho, antes e imediatamente após uma maratona,  para identificar lesões agudas de meniscos, cartilagens, ligamentos e derrame articular.

A conclusão: correr maratona não causa aguda grave na cartilagem e ligamentos do joelho em atletas bem treinados, apenas mudanças sutis, tais como derrame articular ou alterações intra meniscal.

Os resultados destas pesquisas científicas são de extrema importância e certamente um fator importante para a quebra deste paradigma.

Anúncios

2 Respostas para “Maratona é prejudicial ao joelho. Fato ou mito?

  1. Meu acupunturista (o que transformou um possível deficiente numa cadeira de rodas em um ultramaratonista) também não acredita em desgaste irreversível do joelho, da cartilagem, do ligamento, etc etc.

    Abraço!

  2. TJIOE TJIA SIN

    Acho que se o atleta tiver bem treinado e principalmente bem acompanhado, com uma boa planilha ( recuperação fisioterapia alongamento e fortalecimento)e correção de fatores individuais como tipo de pisada entre outras não há problema. Mas depende de cada individuo..

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s